Após quase um ano de atrasos e controvérsias ligadas à privacidade, a Microsoft anunciou o lançamento oficial do Windows Recall para PCs Copilot+. A novidade integra a atualização de abril de 2025, sendo liberada gradualmente para dispositivos com processadores Snapdragon, Intel e AMD.
Recall: Captura de Tela Inteligente com Controles de Privacidade
Originalmente anunciado em maio de 2024, o Recall captura snapshots das atividades no PC, armazenando-as localmente de forma criptografada. Usuários podem filtrar apps e sites, além de excluir registros manualmente. O acesso requer autenticação via Windows Hello.
Novas Funções Integradas: Click To Do e Busca Inteligente
A atualização traz também o Click To Do, uma ferramenta de IA acessível via atalho (tecla Windows + clique) para edição e cópia de imagens e resumo de textos na tela. A busca do Windows com IA permite encontrar arquivos e configurações usando linguagem natural.
Liberação Gradual e Opção de Ativação Antecipada
As novidades já estão sendo distribuídas na atualização de preview de abril de 2025. Usuários podem ativar a opção “Obter as atualizações mais recentes assim que estiverem disponíveis” no Windows Update para receber as funções mais cedo.
Disponibilidade Limitada na Europa e Foco na Segurança
Na Europa, o Recall e o Click To Do devem ser liberados apenas no final do ano. A Microsoft enfatiza que o Recall foi projetado com segurança e privacidade, permitindo que o usuário controle o que é salvo e com os dados armazenados localmente.