Em um evento que parece ter saído diretamente de um episódio de Black Mirror, a meia maratona de Yizhuang, em Pequim, China, marcou a primeira vez na história em que robôs competiram diretamente contra humanos em uma corrida.
Fabricantes como DroidVP e Noetix Robotics aproveitaram a ocasião para exibir o progresso de suas máquinas em um percurso de 21 quilômetros. O resultado da competição foi, no mínimo, inesperado.
Alguns dos robôs, equipados com tênis de corrida, luvas e até faixas de suor, precisaram de acompanhamento constante de treinadores humanos, com alguns recebendo apoio físico durante o trajeto.
O robô mais rápido a completar a prova foi o Tiangong Ultra, desenvolvido pelo Beijing Innovation Center of Human Robotics, com um tempo de duas horas e quarenta minutos. No entanto, essa marca ficou significativamente distante do vencedor humano, que cruzou a linha de chegada em uma hora e dois minutos.
⭕️ Çin'de üretilen 21 insansı robot, başkent Pekin'de gerçekleştirilen Yizhuang Yarı Maraton'da insanlarla birlikte koştu. pic.twitter.com/li6fg1gA6s
— ÇapaMag (@CapaMag) April 19, 2025