Após quase cinco dias em órbita, a cápsula Dragon e a tripulação da missão Polaris Dawn retornaram à Terra com sucesso, pousando com segurança às 3h36 (horário do leste dos EUA) no domingo, 15 de setembro, próximo à costa de Dry Tortugas, na Flórida. Esse marco concluiu a primeira missão tripulada do Programa Polaris.
Objetivos da Missão
A missão Polaris Dawn foi lançada pelo foguete Falcon 9 na terça-feira, 10 de setembro, a partir do Complexo de Lançamento 39A, no Centro Espacial Kennedy da NASA, na Flórida. Durante os vários dias em órbita, a cápsula Dragon e sua tripulação alcançaram uma altitude de 1.408,1 km, a maior órbita terrestre já realizada desde o programa Apollo. A tripulação também realizou a primeira atividade extraveicular (EVA) da cápsula Dragon, utilizando trajes espaciais desenvolvidos pela SpaceX.
Além disso, foram conduzidos cerca de 36 estudos e experimentos científicos, em parceria com 31 instituições, com o objetivo de avançar a saúde humana tanto na Terra quanto em voos espaciais de longa duração. A tripulação também testou o sistema de comunicações a laser Starlink diretamente do espaço.
A Tripulação
A equipe da Polaris Dawn reuniu profissionais com vasta experiência e dedicação à exploração espacial. Esta foi a primeira missão espacial para o piloto Kidd Poteet, para a especialista de missão Sarah Gillis, e para a oficial médica e também especialista de missão Anna Menon. O comandante da missão, Jared Isaacman, já havia voado anteriormente como comandante da missão Inspiration4.
Um destaque especial desta missão foi a presença de dois funcionários da SpaceX na tripulação, proporcionando insights valiosos para futuras missões, à medida que a empresa avança em seus esforços para tornar a vida multiplanetária.