Uma pesquisa da ITU (União Internacional de Telecomunicações) de 2024, compilada pela ONU, revela que crianças brasileiras estão entre as que mais acessam a internet globalmente, próximas de países com acesso quase universal como Maldivas e Hong Kong.
Acesso Precoce e Riscos ao Desenvolvimento
O estudo da ONU destaca os potenciais problemas do acesso tão rápido ao mundo digital para os jovens brasileiros, como impactos negativos nas condições emocionais, cognitivas e no desenvolvimento geral.
Estudo Aponta Déficit de Atenção e Falhas em Habilidades
A pesquisa aponta que o uso excessivo de telas por crianças pode levar a transtorno de déficit de atenção e dificuldades no desenvolvimento de habilidades motoras e sociais.
TIC Kids Revela Início Precoce e Falta de Consciência sobre Privacidade
Dados da pesquisa TIC Kids do CGI mostram que o número de crianças que acessam a internet pela primeira vez aos 6 anos cresceu 10,5% desde 2021. Além disso, 83% dos jovens de 9 a 17 anos possuem perfis online, e 46% deles não sabem ajustar configurações de privacidade.
Apelo da ONU por Conscientização sobre Riscos
A ONU faz um apelo para que os países-membros informem pais, responsáveis e pediatras sobre os perigos do uso precoce de tecnologias digitais, visando proteger o desenvolvimento saudável das crianças.