A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anunciou nesta quinta-feira (10) a criação da categoria de Melhor Design de Dublês para o Oscar. A nova premiação será implementada a partir da 100ª edição do Oscar, em 2028, e contemplará filmes lançados em 2027.
Reconhecimento aos Dublês:
A iniciativa reconhece a crescente importância e o trabalho inovador dos dublês em produções cinematográficas, especialmente em filmes de ação de grande impacto como “John Wick” e “Missão Impossível”.
Declaração da Academia:
“Desde os primórdios do cinema, o design de dublês tem sido parte integrante da produção cinematográfica”, afirmaram Bill Kramer e Janet Yang, CEO e presidente da Academia, respectivamente. “Temos orgulho de homenagear o trabalho inovador desses artistas técnicos e criativos e os parabenizamos por seu comprometimento e dedicação para alcançar este momento memorável.”
Regras em 2027:
As regras de elegibilidade e votação para a nova categoria serão divulgadas em 2027, juntamente com o regulamento completo da 100ª edição do Oscar. Atualmente, mais de 100 dublês profissionais são membros do Departamento de Produção e Tecnologia da Academia.
Expansão das Categorias:
A categoria de Melhor Design de Dublês é a mais recente adição ao Oscar, seguindo a criação da categoria de Melhor Elenco, que será entregue pela primeira vez na 98ª edição, em 2026, para filmes lançados em 2025.