O suspense “O Agente Secreto” (2025), estrelado por Wagner Moura, acaba de ganhar um importante aliado para a temporada de premiações: a distribuidora NEON adquiriu os direitos do filme para os Estados Unidos.
NEON: um selo de prestígio
A NEON é responsável pela distribuição de “Parasita” (2019) e “Anora” (2025) — ambos vencedores do Oscar de Melhor Filme. Ela também trouxe ao público norte-americano outros campeões da Palma de Ouro como Anatomia de uma Queda e Triângulo da Tristeza.
Esse histórico fortalece as chances de O Agente Secreto disputar uma vaga no Oscar 2026, especialmente se o longa mantiver o bom desempenho nos festivais internacionais.
Thriller político com toques de body horror
O filme, uma coprodução entre Brasil, França, Alemanha e Holanda, é descrito como um suspense de crime com elementos de body horror. A trama acompanha Marcelo (Wagner Moura), um homem que retorna a Recife em busca de tranquilidade após anos em São Paulo — mas encontra uma cidade tomada por uma lógica violenta e opressora.
Embora o longa não aborde diretamente a ditadura militar, ele mergulha nos efeitos psicológicos e sociais do autoritarismo, evocando atmosferas tensas e viscerais.
Caminho até o Oscar
O longa estreará no Festival de Cannes de 2025 e deve percorrer outros eventos internacionais antes de ser lançado nos cinemas brasileiros e americanos. Com um orçamento de US$ 4,7 milhões, o filme pode receber um investimento massivo da NEON para sua campanha ao Oscar — como já aconteceu com Anora, que recebeu US$ 18 milhões para divulgação.