Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Japão Alcança Marco na Carne Cultivada com Nugget de Frango Laboratorial Inédito

Cientistas da Universidade de Tóquio anunciaram um feito inédito na ciência alimentar: o desenvolvimento do primeiro nugget de frango inteiramente cultivado em laboratório, considerado o maior pedaço de carne artificial já produzido.

O experimento utilizou um sistema inovador que imita os vasos sanguíneos humanos, cultivando fragmentos musculares em gel alimentados por fibras ocas semipermeáveis, semelhantes a filtros de água, que fornecem oxigênio e nutrientes às células. O resultado foi um pedaço de carne de aproximadamente 7 cm de comprimento, 2,25 cm de espessura e 11 gramas, contendo mais de mil dessas fibras.

Apesar do avanço significativo, o nugget ainda não é comestível devido aos materiais utilizados. Contudo, os pesquisadores acreditam que essa tecnologia abre caminho para a produção futura de cortes inteiros de frango, boi, porco e peixe cultivados artificialmente, além de ter potencial para aplicações na medicina regenerativa, como a criação de órgãos artificiais.

O professor Shoji Takeuchi, líder do estudo publicado na revista Trends in Biotechnology, destaca que o novo sistema de perfusão interna resolve um dos maiores desafios da carne cultivada: manter vivas as células no interior de tecidos espessos. Essa técnica garante o crescimento de tecidos mais densos e estáveis.

Enquanto empresas nos EUA já produzem frango cultivado, geralmente desfiado, a criação de pedaços inteiros com textura semelhante à carne convencional era um desafio. Para Takeuchi, este é um passo crucial para a produção de carnes artificiais que realmente imitem a experiência sensorial da carne natural.

plugins premium WordPress

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site.