O Google pode facilitar a busca em seu histórico de pesquisas com uma nova patente. A tecnologia permitiria encontrar conteúdos específicos usando linguagem natural (voz e texto), com comandos genéricos.
Busca Unificada e Contextual:
A patente descreve um sistema que processaria solicitações para encontrar informações não apenas no histórico de busca, mas também em emails, vídeos e outras atividades online, identificando o dispositivo de acesso (celular ou PC).
Exemplo Prático:
Um usuário poderia buscar “a receita de peru que eu li no meu celular” e o Google exibiria os resultados relevantes, separados por origem. Filtros como “na semana passada” também seriam suportados em linguagem natural.
Possível Lançamento no Google I/O:
A patente ainda está pendente, sem prazo de lançamento confirmado. No entanto, há chances de novidades sobre o recurso serem apresentadas no Google I/O 2025, em 20 de maio.
Avanço nas Buscas do Google:
A iniciativa se alinha aos esforços do Google em aprimorar a busca com ferramentas como Google Lens, Circule para Pesquisar e o “Modo IA” multimodal.
✨ AI Mode expands on AI Overviews with more advanced reasoning, thinking and multimodal capabilities. We're starting to roll it out to Google One AI Premium subscribers as an opt-in experiment in Labs.
— Google (@Google) March 5, 2025
Sign up for early access → https://t.co/82LFV03FAP pic.twitter.com/GfFkYoKZ4i