Após banir o uso do chatbot de IA DeepSeek em dispositivos federais, o governo do presidente Donald Trump planeja novas medidas para restringir o acesso da empresa responsável aos chips da NVIDIA.
Segundo o New York Times, o Departamento de Comércio está elaborando sanções para incluir a empresa por trás do DeepSeek em sua lista de restrições comerciais. Isso impediria a companhia de comprar novos chips da NVIDIA, essenciais para o treinamento contínuo de sua IA, atividade na qual ainda depende da empresa americana.
Embora o DeepSeek utilize chips da Huawei para operações diárias, o treinamento de seus modelos ainda requer tecnologia NVIDIA. A Casa Branca acredita que as sanções podem desacelerar o avanço do DeepSeek, e estuda também formas de bloquear o acesso de cidadãos americanos ao chatbot.
Não está claro se o governo dos EUA solicitará a remoção do aplicativo DeepSeek das lojas da Apple e do Google ou se o bloqueio será implementado pelas operadoras de telefonia. A Casa Branca, o Departamento de Comércio e o DeepSeek não se pronunciaram sobre o assunto.
Essa nova ação ocorre após o governo americano impedir a venda dos chips H20 da NVIDIA para empresas chinesas, uma plataforma que havia sido desenvolvida especificamente para contornar sanções anteriores.