A Colossal Biosciences, empresa focada em trazer de volta animais extintos, anunciou nesta segunda-feira (07) um feito inédito: a primeira desextinção de uma espécie, o icônico lobo-terrível (dire wolf), famoso por sua representação em “Game of Thrones” como símbolo da Casa Stark.
Nascimento de Três Filhotes:
A empresa revelou o nascimento de três filhotes “trazidos de volta à vida com uso de DNA antigo extraído de resto fossilizado”. Os filhotes foram batizados de Rômulo e Remo (nascidos em 1º de outubro de 2024) e Khaleesi (nascida em 31 de janeiro de 2025), uma homenagem à personagem de “Game of Thrones”.
Reconstrução Genética:
A Colossal Biosciences utilizou edições genéticas derivadas de um genoma completo de lobo-terrível, reconstruindo o código genético a partir de DNA antigo encontrado em fósseis com idades entre 11,5 mil e 72 mil anos. Cães domésticos foram utilizados como mães de aluguel no processo.
Marco Científico e de Conservação:
A empresa celebrou o feito como um “marco para a ciência, a conservação e a humanidade”, demonstrando o potencial da tecnologia Crispr para trazer de volta espécies extintas.
Desenvolvimento e Futuro:
Os lobos mais velhos estão atualmente com cinco meses e vivem em um centro de preservação da vida selvagem nos Estados Unidos. A Colossal Biosciences pretende se tornar a primeira empresa a utilizar a tecnologia Crispr para a desextinção de diversas espécies e planeja restaurar o lobo-terrível como uma espécie viável em reservas ecológicas na América do Norte.