Em meio ao processo antitruste que pode levar à venda do Chrome, a OpenAI, empresa por trás do ChatGPT, manifestou interesse em adquirir o navegador do Google.
OpenAI de Olho no Chrome em Caso de “Fatiamento” do Google
Nick Turley, chefe de produto da OpenAI, declarou em audiência judicial que a empresa pretende investir no Chrome caso as autoridades americanas decidam “fatiar” a Alphabet.
Processo Antitruste e Dados de Busca do Google
A declaração ocorreu durante o julgamento onde o Google é acusado de monopolizar o mercado de pesquisa online. A OpenAI, convidada a depor, reclamou da falta de acesso aos dados de pesquisa do Google para aprimorar o SearchGPT, o que a forçou a firmar parceria com o Bing da Microsoft.
Venda do Chrome e Acesso aos Dados de Busca
Caso o Departamento de Justiça dos Estados Unidos (DoJ) obtenha sucesso em suas demandas, o Google não apenas teria que vender o Chrome, mas também permitiria que empresas interessadas acessassem seus dados de pesquisa.
Outras Restrições ao Google
O Google já está proibido de firmar acordos de pesquisa com a Apple, e sua parceria com a Samsung também está sob análise do DoJ.
Possível Venda do Android
Embora sem prazo definido para a conclusão do julgamento, o DoJ ainda considera a possibilidade de solicitar a venda do Android para limitar o “monopólio” do Google em pesquisa e publicidade online.