A Receita Federal anunciou que o aplicativo “Meu Imposto de Renda” será descontinuado, e a declaração do Imposto de Renda 2025 deverá ser feita diretamente pelo aplicativo da Receita Federal.
Mudanças e funcionalidades
- Descontinuação do “Meu Imposto de Renda”: A partir deste ano, a declaração do IR será feita exclusivamente pelo aplicativo da Receita Federal.
- Funcionalidades mantidas: Todas as funções do “Meu Imposto de Renda” estarão disponíveis no aplicativo da Receita Federal.
- Outras funcionalidades do app da Receita Federal: Além da declaração do IR, o aplicativo permite consultar informações sobre restituição, pagamento, situação do CPF, agendamento de atendimentos e muito mais.
- Programa Gerador de Declaração (PGD): A declaração também poderá ser feita através do PGD.
Prazos e obrigatoriedade
- Obrigatoriedade: Devem declarar o IR 2025 os contribuintes que receberam rendimentos tributáveis acima de R$ 33.888 em 2024.
- Prazo: A declaração poderá ser feita entre 17 de março e 30 de maio de 2025.
Recomendações
- Atualize o aplicativo da Receita Federal: Certifique-se de que o aplicativo da Receita Federal esteja atualizado para a versão mais recente.
- Reúna os documentos necessários: Organize seus documentos com antecedência para facilitar o preenchimento da declaração.
- Fique atento aos prazos: Não deixe para a última hora e evite multas por atraso na entrega da declaração.