O programa Celular Seguro agora envia mensagens via WhatsApp e SMS para usuários que ativarem um chip em um smartphone roubado ou que conste com restrição na base de dados do aplicativo.
Notificação e Devolução:
O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) informa que o alerta orienta o comprador a devolver o aparelho em uma delegacia, sob pena de responder por receptação.
Rastreamento via “Modo Recuperação”:
O rastreamento do celular roubado só é possível se o usuário ativar o “Modo Recuperação” ao bloquear o aparelho no aplicativo.
Consulta de IMEI para Compra Segura de Usados:
A nova atualização do Celular Seguro também traz o “Cadastro Nacional de Celulares com Restrição”. Para verificar a situação de um celular usado antes da compra, basta:
- Acessar a opção “Celulares com Restrição” na tela inicial do app.
- Digitar o número do IMEI ou escanear o código de barras do aparelho.
Ferramenta Completa:
O secretário-executivo do MJSP, Manoel Carlos de Almeida Neto, destaca que o Celular Seguro se torna uma ferramenta completa, garantindo ao cidadão o direito de saber a procedência do celular que está comprando.
Disponibilidade:
Todas as novidades já estão disponíveis no aplicativo Celular Seguro. Basta fazer o download ou a atualização para ter acesso aos novos recursos.